quarta-feira, 31 de outubro de 2007



EXERCÍCIOS DE

ORTOGRAFIA



As atividades podem ser mimeografas, xerocadas ou digitadas e distribuídas aos alunos. Na falta desses recursos, colocar na lousa. Os alunos poderão pintar os desenhos sugeridos.

I
O x tem 5 sons diferentes. Distribua as palavras abaixo em colunas de acordo com o som:
pirex - crucifixo - auxiliar - xarope - exame - tórax - exclamações - peixe - durex - boxe- trouxe - xícara - lixo - excursão - táxi - exército - máximo - próximo - peixaria - Alexandre - sexta-feira - explosão.

Sugestões -
1- Colocar na folha cinco balões bem grandes e escrever no alto de cada , um dos sons que a letra x pode ter: ch - s - ss - z - ks . O aluno deverá agrupar as palavras no balão de acordo com o som.
2- Fazer 5 colunas e escrever no alto de cada , um dos sons que a letra x pode ter: ch-s-ss-z e ks. O aluno deverá colocar em cada coluna as palavras de acordo com o som.
II
Sugestão - Desenhar na folha duas escadas com 7 degraus cada uma, colocando sobre uma a letra G e sobre a outra, a letra J. Os degraus deverão ser largos e compridos, pois em cada um vai ser escrita uma palavra. O desenho poderá ser feito na lousa para que o aluno o copie em seu caderno.
Atividade
Complete as palavras com G ou J e depois as coloque nas escadas correspondentes:
1- _____ente
2- via_____ar
3- ma_____estade
4- ve_____etais
5- rea_____iu
6- _____eito
7- su_____eito
8- re_____ião
9- su_____eira
10- a via_____em
11- _____eléia
12- in_____eção
13- estran_____eiro
14- tra_____e
III
Sugestão - Desenhar um coelho bem grande e ao seu lado, um ovo de Páscoa bem grande, de modo que caibam 7 linhas no interior de cada desenho. Em cada linha vai ser escrita uma palavra.
Atividade
Coloque as palavras com X dentro do coelhinho e as com Ch dentro do ovo de Páscoa.
1- en_____ergar
2- _____efe
3- _____eiro
4- _____ícara
5- _____u_____u
6- _____ereta
7- _____eia
8- dei_____ava
9- co_____i_____o
10- _____ave
11- _____arope
12- abaca_____i
13- ria_____o
14- fai_____a
IV
S ou Z ?
1- belo - bele_____a
2- princesa - prince_____inha
3- triste - triste_____a
4- rico - rique_____a
5- casa - ca_____inha
6- inglês - ingle_____a
7- pobre - pobre_____a
8- flor - flor_____inha
9- asa - a_____inha
10- português - portugue_____a
11- animal - animal_____inho
12- brasa - bra_____inha
13- chinês - chine_____a
14- japonês - japone_____a
V
Sugestão - Desenhar um casa bem grande com telhado, uma porta e uma janela grandes. Fazer umas 6 linhas em cada uma dessas três partes da casa.
Atividade
Colocar as palavras com C no telhado, as com Ç na porta e as com SS na janela da casa.
1- a_____etinar
2- in____entivo
3- alma_____o
4- alcan_____e
5- a_____ude
6- a_____essor
7- ne_____essário
8- a_____ucena
9- ca_____ula
10- Sui_____a
11- in_____erto
12- so_____ego
VI
U ou O ?
1- cap____eira
2- b_____eiro
3- mág_____a
4- ch_____visco
5- p______leiro
6- p_____lenta
7- tab_____ada
8- táb_____a
9- t_____ssir
10- eng_____lir
11- f_____cinho
12- jab____ticaba
Sugestão - Desenhar um cachorro e uma tartaruga bem grande na folha. Colocar linhas no corpo de cada um, escrever no alto da cabeça do cachorro - O - e no alto da cabeça da tartaruga - U - , para que os alunos escrevem as palavras com o n cachorro e com u na tartaruga.
VII
S,Z ou X ? ( som de [z])
1- e_____ato 2- certe_____a
3- va_____o 4- va_____io
5- ve_____es 6- qui____er
7- e_____agero 8- ê____ito
9- arra_____ar 10- ami____ade
11-e____igência 12- e_____ibir
13- mole___a 14- pe____o
15- e___ílio 16- co____inha
17- bri___a 18- li___o
Sugestão - Desenhar na folha 3 balões bem grandes, colocar linhas dentro. Embaixo do primeiro escrever - S - , do segundo - Z- e do terceiro - X- , para que o aluno coloque dentro do balão , as palavras preenchidas corretamente.
VIII
X ou XC ?
Sugestão - Desenhar um trenzinho com dois vagões. Dentro de cada um, colocar seis linhas. Em cima do primeiro vagão escrever - X - e do segundo, - XC-, para que o aluno coloque neles as palavras preenchidas corretamente.
Atividade
Coloque X ou XC nas palavras:
1- má_____imo
2- e___esso
3- e____edente
4- trou____e
5- au_____ílio
6- e­­­­_____eção
7- e_____elente
8- pró_____ima
9- apro____imação
10- e____edia
11- pro____imidade
12- e____epcional
IX
Loteria Ortográfica
Sugestão - Numa folha, traçar uma cartela de loteria com três colunas verticais e treze linhas horizontais. No alto da primeira coluna , escrever - SS - , da segunda, - Ç - e da terceira, - S - . Do lado direito das colunas , do lado de fora, escrever em cada linha horizontal, as palavras que se seguirão abaixo. O aluno deverá marcar com um X a alternativa correta, na coluna correspondente.
1- pa_____agem
2- ân_____sia
3- al_____a
4- pri____ão
5- alma_____o
6- a_____úcar
7- a_____ude
8- preten____ão
9- ma______agista
10- so_____ego
11- ca_____ula
12- dor____o
13- dan___arino
X
Mini-loteria Ortográfica
Sugestão - Traçar uma cartela de loteria como na atividade anterior, mas com apenas duas colunas. No alto da primeira escrever - J- e da segunda, - G-.
1- ____íria
2- ori____em
3- pro_____eto
4- desa_____eitado
5- ____elatina
6- en____ôo
7- laran____eira
8- re_____ime
9- ____urado
10- mar_____em
11- tra____eto
12- frá____il
13- sar_____ento

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